segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cerejeira (Sakura)

Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores originárias da Ásia, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-gênero Cerasus incluído no gênero Prunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas.
A Sakura é uma árvore muito cultivada no Japão e, pelo curto período em que floresce, é muito apreciada.
As flores da sakura simbolizam nuvens por florescerem rapidamente em abundancia, e fazem parte da metáfora para a natureza efêmera da vida, o breve momento do florescimento, a beleza extrema e morte rápida, tem sido muitas vezes associado com a mortalidade, por esta razão, as sakuras são símbolos ricamente explorados na arte japonesa, em animes, mangás, filmes e na música.
Você sabia que existem mais de 200 espécies de Sakura só no Japão?
As principais características de cada espécie pode ser observada pela quantidade de pétalas das flores que variam de 5 para 100 pétalas, suas cores: rosa, branco ou amarelas, a coloração das folhas, qual estação e o tempo que levam para florescer, as formas das árvores e se produzem ou não frutos.
A espécie mais cultivada é a Somei Yoshino, que floresce no final de março ou começo de abril, flores rosa clarinho quase brancas de 5 pétalas.

Simbologia:
Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura no
ki (桜の木)), sendo o significado de Sakura flor de cerejeira, a cerejeira era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a da flor que se desprendia da árvore. Já o fruto tem o significado de sensualidade. Por seu vermelho intenso e maduro, a cereja suculenta é talvez o exemplo mais proeminente. O suco de cereja madura é de tão intenso sabor e cor que tem sido freqüentemente comparado ao primeiro gosto do amor. Na aparência, das cerejas têm sido dito que lembram os lábios de uma amante, e quando mordê-lo em uma cereja, o fruto dá a aparência de sangrar. Há muito tempo existe uma ligação erótica para o fruto da árvore de cereja.Como tatuagem, a cereja representa a castidade feminina e a pureza do amadurecimento da fruta. Uma vez arrancada, no entanto, a cereja representa a perda da inocência e da virtude. Uma cereja provada, sua carne perfurada pelo apetite, não é mais virgem. Uma cereja em chamas fala do desejo insaciável, paixão e luxúria.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário