No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os mortos no dia 2 de novembro. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2 de novembro, chamados de Día de Los Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte. Em outros países também se comemora o dia de forma bem parecida como no México, com festas, pessoas fantasiadas e rostos pintados, doces e comidas tipicas, etc.
Existe uma animação muito legal de 2014 que mostra bem sobre a tradição do dia de los muertos, se chama (The Book of Life) festa no céu aqui no Brasil. Esta animação foi produzida por Guillermo del Toro e dirigida por Jorge R. Gutierrez.
Sinopse:
Um grupo de crianças bagunceiras é encaminhado a uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo e os apresenta ao "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos. Catrina/ La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha, e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer; se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar, também, o Mundo dos Lembrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário