Há também certa preocupação com parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas,renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.
Entre os tecidos mais usados, o que predomina é o algodão. Tricoline e até chiffon podem ser usados, além de outros tecidos de fibras naturais e de boa qualidade. Tecidos brilhantes como cetim são sempre evitados, pois podem dar uma aparência barata ou vulgar a uma peça Lolita.
Subcategorias
Sweet Lolita: Sweet, do inglês "doce", é o estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, tons pastéis e por vezes marrom ou preto. Sempre com motivos fofos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e animais.
Gothic Lolita - a mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são escuras e elegantes, onde obviamente o preto predomina. Cores vibrantes podem dar um ar vulgar contrastadas com preto, por isso cores pálidas e sóbrias são recomendadas. Apesar da inspiração da moda Gótica, a maquiagem deve continuar leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros.
Country Lolita - É um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado, como gingham.
Casual Lolita - Casual Lolita é uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns. Por exemplo: saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas). Sapatos boneca simples e com saltos baixos caem bem melhor.
Hime Lolita - Estilo que mais remete à imagem de princesas europeias Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.
Shiro Lolita - considerada por alguns subdivisão do sweet lolita, uma roupa shiro Lolita é composta apenas de branco, já que shiro, do japonês significa branco.
Os seguintes estilos são usados geralmente em photoshoots ou em encontros/eventos, o que não os impede de serem usados no dia-a-dia, mas não é comum.
Guro Lolita - as guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita)é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".
Ero Lolita - Ero é a abreviação de erótico, um termo muito controverso na moda Lolita. Apesar do nome, um outfit Ero Lolita não é composto de lingerie ou saias curtíssimas, já que as regras Lolita estão acima de qualquer inspiração. Corsets podem ser usados, mas sempre com uma blusa por baixo, e também os decotes são um pouco maiores, ainda assim não chegando na linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é bom balancear o tanto de pele mostrada para não parecer vulgar.
Deco Lolita - Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.
um pirata usaria só que com um charme lolita.
A marca BABY tem uma linha chamada Alice and the Pirates, que ajudou bastante a divulgar o estilo.
Sailor Lolita
Sailor Lolita é um estilo náutico-temático de Lolita, que é muito inspirada pelo uniforme marinheirojaponês de estilo.
Golas marinheiro, azul escuro, e os brancos são frequentemente factores-chave para reconheceresse estilo. Motivos náuticos são freqüentemente usados neste estilo, símbolos, tais como âncorasde navios e as rodas fazem adições muito bonito esse estilo.
Como a maioria dos estilos Lolita, a mesma saia em forma de sino é esperado, muitas vezes podeser uma saia de pregas, e muitas vezes a roupa pode incluir uma blusa inchados de mangas curtascom bolsos.
Apesar de meias listradas podem não funcionar com um monte de estilos Lolita, que muitas vezesuma boa aparência quando coordenada em um equipamento Sailor Lolita.
Novamente o mínimo de maquiagem com o terno este estilo, incluindo alguns gloss para parar de rachar os lábios se você for para fora perto do mar!
Dandy -Ouji -Kodona
Kodona é um termo que foi usado uma vez pelo vocalista do Plastic tree, Ryuutarou, em entrevista a Gothic & Lolita Bible, para descrever seu próprio estilo. Fãs ocidentais começaram a considerar qualquer coisa parecida com este estilo (calças curtas, listras, camisas - na época) como "kodona", que literalmente significa kodomo + otona, criança + adulto. O termo nem sequer é conhecido no Japão, sendo apenas um ocidentalismo. O termo original e que usaremos neste site é ouji ("príncipe"), também conhecido como oujisama.
Ouji não tem que ser uma coisa ligada à lolita de forma inerente, tendo começado como um estilo separado e provavelmente derivado dos teddy boys ingleses tanto quanto dos meninos vitorianos, e em algum ponto influenciado pelos fãs de visual kei. No entanto, por sua imagem de menino e por sua freqüência entre fãs de lolita e em Harajuku, é certo que o ouji pode ser visto desta maneira.
O dandy da cena da moda japonesa atual também pode ser visto desta maneira.
O dandy se inspira vagamente nas roupas usadas pelos verdadeiros dandies Vitorianos, homens de boa renda e fantástico senso estético, mas nunca pertencentes à nobreza. Ele também são influenciados pelo gótico e o punk, e por roupas masculinas clássicas de várias épocas. No entanto, ao contrário do dandy original, que tinha aversão à excentricidade e buscavam aparente simplicidade em suas roupas bem cortadas e feitas com tecidos luxuosos, os dandies vistos neste contexto são um tanto quanto exóticos.
Há quem defenda a existência de dois subtipos de dandy, o british style, que envolveria padronagem xadrez e jabots, e o gothic style, mais obscuro e similar ao aristocrat. No entanto, a linha que separa estes supostos subestilos é muito tênue e para os fins deste site, decidimos não tentar fazer esta separação. Há também quem diga que o dandy atual é uma vertente do ouji ou do aristocrat - no Japão, geralmente, não se faz distinção em termos de nome entre dandy e aristocrat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário